Frete Grátis nos pedidos a partir de R$99,00

X

Notas de um tempo silenciado: HQ denuncia golpe de 64

Notas de um tempo silenciado: HQ denuncia golpe de 64

Ocorrido em 1964, o golpe militar no Brasil durou 21 anos, e foi responsável por intensas perseguições a adversários políticos e opositores ao regime. Este período foi marcado, ainda, pela censura nas artes e na imprensa. Com o intuito de denunciar as atrocidades cometidas na ditadura brasileira, o escritor Robson Vilalba foi responsável por elaborar uma obra que foge dos padrões convencionais.

Lançada em 2015 pela Editora BesouroBox, a obra Notas de Um Tempo Silenciado, do sociólogo Robson Vilalba, evidencia memórias individuais e coletivas da resistência contra a opressão instalada pelos militares. Em 104 páginas, o autor explica o contexto histórico e social desta época.

Diferente de outras obras, Notas de Um Tempo Silenciado foi escrita em formato de HQ (história em quadrinhos), contendo um mosaico de informações inéditas dos ocorridos no Paraná, como a atuação da guerrilheira Sônia e o genocídio sofrido por indígenas. Robson Vilalba conta, ainda, a história da formação do movimento negro no Brasil.

Em 13 capítulos ilustrativos e em preto e branco, a HQ de caráter jornalístico explica a ascensão dos militares no Brasil até as Diretas Já, como forma de denunciar as atrocidades cometidas pelos ditadores e prevenir que episódios semelhantes se repitam.

 

Fonte: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/historia-notas-um-tempo-silenciado.phtml

Comentários